segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

saudade


saudade (sa-u-da-de)


s. f.

Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir.

Nostalgia.


Hoje vamos falar de: Saudade.

Hoje eu vim ouvindo uma música que me fez ter vontade de escrever sobre isso.
Marcelo D2, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho - Dor de Verdade.

O refrão é assim: 'saudade, saudade, hoje eu posso dizer o que é dor de verdade'.
O que leva a reflexão sobre a veracidade disso. Tai uma dor difícil de lidar. Parece que aquela falta fica no peito, te aperta, e você não tem o que fazer, fica dando longos suspiros. Deve ser o efeito causado por uma pessoa dependente de drogas.



A verdade é que a saudade é fruto de uma coisa que você necessita muito, seja pessoal, material, sentimental, enfim, qualquer coisa.
Mas agora, como pode uma dor tão absurda, uma ausência tão berrante, ser tão incrivelmente mais dolorosa que qualquer outra coisa? Um sentimento de vazio, de culpa, que deixa assim, sem vontade de fazer nada? Da onde vem essa saudade? Do coração? É meu palpite, visto que é bem no meio do peito onde parece que estão nos sufocando, tirando de nós um pouco da vida, da alegria, da disposição..
É saudade, logo você, inspiração para poesias, músicas, canções e serenatas, acaba sendo também o carrasco, aquela que suga todas as coisas pra dentro de um buraco, que nos deixa incapazes de enxergar esperança, e faz dos dias momentos de tensão e dor, e sem nos oferecer qualquer coisa pra remediar-te, apenas o motivo que te causa.
Por que, é assim tão dura? Será que merecemos ter tanta SAUDADE?

Não vou reclamar tanto. Se sentimos saudade, é porque realmente damos valor a esta pessoa/objeto/sentimento. E isso mostra o que é de verdade. Sentir saudade é nada mais do que um apelo da alma para ter aquilo que precisa de volta. É como se fosse seu pulmão pedindo ar, ou seu coração pedindo sangue.

Tudo que a saudade pede é você.

Se cabe um apelo, poderia você então ajudar a resolver nossos problemas. Só traga-nos de volta aquilo que precisamos.


‎"Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos."
Bob Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário